Obrigado por usar o WebMeeting Corp!

Esta seção apresenta algumas das soluções possíveis para as dúvidas técnicas mais comuns para aqueles que estão assistindo a um WebMeeting. Caso nenhuma delas resolva a sua dúvida, entre em contato com o nosso suporte técnico através do telefone 0800 771-5643 , em horário comercial.

1. Quais so as recomendaes mnimas para assistir a um WebMeeting? Posso assistir em um iPad ou Tablet?

Para testar se o WebMeeting funciona no seu aparelho, assista ao teste, em www.webmeeting.com.br/teste

Apresentamos abaixo os requisitos mnimos:

No computador (PC ou Mac):

- Computador PC ou Mac, com pelo menos 1 GB RAM
- Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou Mac OS X
- Navegador Google Chrome (recomendado) ou Internet Explorer 8, 9 ou 10, Mozilla Firefox ou Apple Safari
- Adobe Flash Player 11 (desnecessrio caso j utilize com o Google Chrome).
- Conexo de internet banda larga com pelo menos 512 Kbps
- Resoluo sugerida: acima de 1024 x 768 pixels

Para verificar sua verso do Flash Player e atualiz-lo (se necessrio), clique aqui

Obs.: O suporte ao Internet Explorer 7 e Adobe Flash Player 10 sero descontinuados a partir de 2014.


No iPad

- iPad 1, 2 ou 3
- Conexo de internet banda larga com pelo menos 512 Kbps
- Aplicativo WebMeeting Corp (disponvel gratuitamente na App Store)


Baixe gratuitamente o aplicativo WebMeeting Corp na App Store, clicando aqui.

Para mais informaes sobre como instalar o aplicativo, clique aqui.

 

Em tablets com sistema Android

- Conexo de internet banda larga com pelo menos 512 Kbps
- Aplicativo WebMeeting Corp (disponvel gratuitamente na Google Play)

Baixe gratuitamente o aplicativo WebMeeting Corp na Google Play, clicando aqui.



2. Tenho conexo banda larga mas, quando assisto a um WebMeeting, acontecem muitas interrupes. Por qu?

Se voc est em um computador corporativo, certifique-se de NO estar conectado(a) VPN/Intranet para assistir a um WebMeeting. VPNs em geral tm vrias restries de segurana e limitaes que reduzem significativamente a velocidade de acesso internet.

A velocidade/qualidade da sua banda de internet o aspecto mais importante para que voc possa assistir a um WebMeeting com sucesso. Se voc est tendo muitas interrupes, isto normalmente sinal de que sua conexo de internet est com velocidade abaixo do mnimo necessrio (512 Kbps). Para testar a velocidade da sua internet, visite http://www.speedtest.net.

Tenha em mente que mesmo que sua conexo de banda larga contratada seja acima do mnimo recomendado, possvel que em certos momentos a velocidade da sua operadora de banda larga fique com velocidade reduzida, por excesso de trfego, problemas tcnicos na sua regio, ou problemas na rota de acesso da sua operadora aos servidores que hospedam os WebMeetings. Neste caso, no h nada a fazer, a no ser contactar a sua operadora e/ou esperar at que a velocidade normal seja estabelecida. Lembre-se que muitas operadoras s garantem 10% da velocidade contratada.

Caso voc esteja em um local com uma rede inclusive redes domsticas com Wi-Fi, em que vrios computadores compartilham a mesma conexo de internet - tenha em mente que a sua velocidade ser afetada pelo que os outros esto fazendo na internet. Por exemplo, voc pode estar s assistindo a um WebMeeting, mas os outros usurios (em outros computadores) podem estar baixando ou assistindo filmes, jogando ou fazendo um download grande - e, com isso, dividindo essa banda com voc. Conexes de alta capacidade tendem a suportar todo esse trfego. No entanto, caso ele seja excessivo, voc pode ser afetado com isso, e ficar com a velocidade to reduzida a ponto de no conseguir assistir ao WebMeeting. Por isso, para maximizar sua velocidade de navegao, evite compartilhar sua conexo com outros usurios enquanto assiste ao WebMeeting.

Conexes wireless/wi-fi (sem fio) so muito mais sujeitas a variaes de velocidade e interferncias. Por isso, se a sua velocidade de conexo habitualmente mais baixa do que seria de se esperar, convm verificar se o roteador wireless o causador do "gargalo". Para isso, ao invs de ligar no wireless, ligue diretamente o computador ao modem da sua banda larga. Em seguida, avalie a velocidade e veja se h diferena em relao ao wireless.

Note tambm que mesmo que seu computador indique que a velocidade do Wi-Fi est em "Full/Completa", isto no necessariamente significa que sua internet no esteja com gargalos. Este indicador do Wi-Fi mede apenas a qualidade da conexo entre a sua mquina e o roteador wireless, mas no mede a velocidade real de acesso internet. como dizer que "o caminho entre voc e a porta de casa est livre", mas isto no significa que, ao sair para a rua, voc no v encontrar trnsito. Visite http://www.speedtest.net para medir a real velocidade da sua conexo de internet.

Se voc est usando uma conexo do tipo 3G (Vivo, Claro, Tim, Oi) tenha em mente que, em geral, elas so adequadas para assistir um WebMeeting. No entanto, lembre-se que essas conexes apresentam grande variao de velocidade dependendo da sua localizao e podem ter a velocidade real muito abaixo da velocidade nominal (contratada).

Caso esteja em uma rede corporativa, entre em contato com o departamento de Tecnologia da Informao na sua empresa, e verifique se est havendo lentido na rede.

Alm disso, particularmente importante que, durante o WebMeeting, voc no utilize quaisquer outros programas que geram trfego de internet, como por exemplo, navegar em outros sites, assistir filmes em sites como NetFlix, YouTube, NetMovies, ou usar programas de peer-to-peer e de downloads como Frostwire, E-mule, Torrent, etc. Estes programas, quando abertos, podem consumir toda a sua velocidade e inviabilizar a recepo do WebMeeting por completo.

Enfim, a regra de ouro : quanto mais banda, melhor. Se possvel, procure ter a banda larga mais rpida que puder. Isto certamente vai melhorar seu acesso no apenas aos WebMeetings, mas internet como um todo.



3. Tenho uma conexo do tipo 3G (Vivo, Claro, Tim, Oi). Posso assistir WebMeetings com ela?

Em geral pode, sim. Em muitas regies as conexes 3G tm velocidade suficiente para que voc possa assistir WebMeetings.

No entanto, tenha em mente que voc estar usando uma tecnologia mvel. Assim como h certos momentos e lugares em que seu celular "no pega bem", isto tambm ocorre com conexes de internet 3G. Nestes casos, sua conexo pode simplesmente no acontecer ou acontecer em uma velocidade abaixo do mnimo necessrio.

Assim, se voc est realizando um mini-evento (para assistir a um WebMeeting em grupo, em um hotel, restaurante, etc), procure ter um plano B: uma conexo via ADSL ou via Cabo, para garantir que seu evento acontea, mesmo que voc tenha problemas com seu 3G.

Note que voc pode assistir a um WebMeeting via conexo 3G tambm no iPad, mas devido a restries da Apple, precisar necessariamente estar conectado internet via Wi-Fi para baixar o aplicativo WebMeeting Corp, na App Store. Para baixar o aplicativo, clique aqui.



4. Estou em um computador da minha empresa e no consigo atualizar o Flash Player. Como resolver?

Em geral, mesmo as empresas mais restritivas j trazem Flash Player posterior verso 10.0, que adequado para assistir a um WebMeeting. No entanto, para melhor performance e aproveitamento dos recursos do WebMeeting, recomendamos que se use o Flash Player 11 ou posterior. Caso deseje saber qual a verso do Flash instalada em seu computador, acesse: http://www.webmeeting.com.br/flash.

comum que computadores corporativos sejam bloqueados para impedir usurios no-administrativos de fazerem instalaes de programas. Muitas empresas liberam a instalao e atualizao do Flash Player, mas, dependendo das restries definidas pela sua empresa, isto pode no ser possvel.

Neste caso, recomendvel voc entrar em contato com o seu departamento de Tecnologia da Informao e solicitar que eles faam ou autorizem a sua instalao.

Lembre-se que, mesmo que o WebMeeting seja da sua empresa, voc no necessariamente precisa usar o computador da empresa para assist-lo. Voc pode acessar normalmente usando o seu computador pessoal. Nele, teoricamente, voc no ter restries para fazer a atualizao do seu Flash Player.

Como alternativa, voc pode tambm fazer o download do navegador Google Chrome, que j embute o Flash Player e mantm-se automaticamente atualizado, sempre com a ltima verso disponvel. Acesse: http://www.google.com/Chrome



5. Estou vendo as imagens e os palestrantes, mas no ouo nada. O que pode ser?
possvel que o som do seu computador no esteja funcionando!

Pode parecer bvio, mas comum as pessoas colocarem o udio do computador em "mudo" - e no se darem conta disso. No canto inferior direito da tela do seu Windows, prximo ao reloginho, h um cone similar a um auto-falante. D um duplo-clique sobre ele e certifique-se de que no h nenhum item em modo "mudo" ou com o volume zerado.

Certifique-se, ainda, de que sua caixa de som e os cabos que saem do computador para ela estejam conectados corretamente. O conector de sada normalmente na cor verde.


6. Por que alguns WebMeetings mais antigos no funcionam no meu computador ou iPad? E por que alguns no contm vdeo no iPad?

A plataforma WebMeeting baseada no que h de mais atual em tecnologia de internet e, ao longo do tempo, passou por vrias atualizaes. Os primeiros WebMeetings, iniciados em 2003, eram baseados em uma tecnologia completamente diferente da atual, que foi implantada no final de 2010.

WebMeetings anteriores a Novembro de 2010 so compatveis exclusivamente com computadores (PC ou Mac), utilizando o plug-in Silverlight, disponvel gratuitamente em http://www.microsoft.com/silverlight.

WebMeetings posteriores a Novembro de 2010 so compatveis com computadores e tablets (incluindo o iPad). Leia o item 1 desta Ajuda para mais informaes sobre os requisitos.

Alguns WebMeetings (entre Novembro de 2010 e Novembro de 2011), ao serem executados no iPad, podem no exibir o vdeo, contendo somente os slides e o udio. Isto normal e deve-se a restries de padres de vdeo no iPad. Nestes casos, a recomendao que se assista ao WebMeeting em um computador. WebMeetings posteriores a Novembro de 2011 no tm esta restrio, e so exibidos no iPad contendo vdeo, udio e slides, normalmente.



7. No consigo acessar o site. Tenho certeza de que minha e-mail/senha esto corretos. Mas, toda vez que insiro, eu volto para a tela para entrar com meu e-mail e senha novamente, de forma que no consigo ter acesso aos WebMeetings. O que pode estar acontecendo?
Muito provavelmente o seu computador est com o nvel de segurana demasiadamente restrito, que est impedindo o seu login. Para tentar resolver isto no Internet Explorer, siga os seguintes passos:

1. Clique no menu Ferramentas (normalmente localizado na parte superior ou superior-direita do Internet Explorer).
2. Clique em Opes da Internet
3. Clique na aba Privacidade
4. Clique no boto Padro, localizado direita
5. Clique em Aplicar e em Ok

Em seguida, tente acessar novamente o site.

Caso isto no resolva o problema, possvel que algum software de segurana instalado em seu computador (Norton, McAfee, Spybot, etc) esteja com configuraes demasiadamente restritivas de segurana, especialmente em relao a autorizaes de Cookies. Consulte o suporte tcnico do fabricante para saber com alterar essas configuraes para o seu caso especfico.


8. Ainda estou com dvidas. Como proceder?
O suporte tcnico est disponvel de segunda a sexta-feira, em horrio comercial. Ligue para 0800 771-5643, descrevendo com o mximo de detalhes qual o problema que voc est enfrentando. Informe tambm um telefone para contato e sugira um horrio, para que possamos ligar para voc e tentar solucionar o seu problema.

Inclusive, a Atitude oferece o suporte remoto, que nos permitir, sob a sua superviso e com sua autorizao, entrar no seu computador para tentar resolver o problema para voc. um processo totalmente seguro, criptografado e, uma vez encerrada a sesso de suporte, no temos mas nenhum acesso sua mquina.

Teremos prazer em auxili-lo!